Por Que o Avaliador é o Verdadeiro Sherlock Holmes do Mercado Imobiliário?

A oferta veio inesperadamente, em boa hora de certo modo, mas inesperada.
Trabalhar com avaliação imobiliária? Não, nunca havia pensado nisso. Nem sequer sabia que era algo tão útil – e consequentemente valorizadíssimo para quem trabalha no meio imobiliário. Claro: ninguém, principalmente uma empresa, sai comprando, construindo ou alugando imóveis a ermo, sem ter plena condição de decisão. E essa decisão, no que tange a imóveis, quando realizada de maneira responsável, conta obrigatoriamente com uma avaliação realizada de maneira correta e seguindo todas as normas existentes.
A avaliação imobiliária é algo peculiar, fascinante e… complicado. Montar uma planilha que, abastecida de dados diversos, resulta em um ou dois números exige muito trabalho, conhecimento e anos de experiência nesse mercado. Acrescente a isso o fato de que tais números irão resultar em contratos firmados que, não excepcionalmente, girarão milhões de reais durante sua vigência.
Além do trabalho com os números, há o trabalho de campo. Obviamente para se atribuir um valor acurado a um imóvel, nada mais confiável do que verificá-lo in locus. Isso envolve deslocamentos físicos, contato com pessoas, conhecer cada meandro de um imóvel que, a não ser que você fosse a dona ou o dono dele, nunca na vida teria a oportunidade de conhecer. Falando assim, de um imóvel qualquer, parece até um deslumbre descabido. Porém, imagine visitar as estruturas e instalações daquele seu cinema favorito, a cozinha e os depósitos do restaurante que você mais gosta, os camarins e o palco daquela casa de shows que lhe traz boas memórias, ou mesmo presenciar o modus operandi dos bastidores daquela sua doceria do coração.
A oferta de trabalho inesperada resultou, ao final das contas, numa jornada ainda mais supreendente. Um trabalho que, a princípio soou como algo burocrático, pálido e sem muita graça, revelou-se uma ocupação que casa bem com quem tem espírito mais aventureiro, dinâmico e prefere desafios novos à rotina. Quando alguém me pergunta:
“Com o que você trabalha?” geralmente a resposta é: – “Trabalho como detetive.” Geralmente soa mais sexy e não requer muita explicação e na essência, dá na mesma.
Quinta da Aliança – Uma experiência sustentável
Não é uma tendência ou influência, nem mesmo uma vontade de se mostrar politicamente correto. É, sem medo de errar, a visão de...
Atualização de Impostos: O Que Você Precisa Saber Sobre as Novas Alíquotas
Recentemente, a Receita Federal anunciou uma mudança significativa que pode beneficiar muitos proprietários de imóveis no...