McDonald’s e sua unidade ESG – Um novo padrão que vem para ficar

Não faz muito tempo, tive uma experiência muito enriquecedora na Serra da Mantiqueira, em um empreendimento verde e sustentável, chamado Quinta da Aliança. Experiência esta que relatei aqui no blog. (se não viu, vale à pena dar uma “lidinha”, clique aqui para ler).
Um lugar no meio do “mato” em que se aplica, talvez numa absurda profundidade, e com certeza de uma forma simples (mas veja, com muito esforço e dedicação), os princípios básicos do ESG.
Bom, não faz muito tempo essa sigla não existia, não faz muito tempo ninguém falava sobre isso, então, o que é ESG?
A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. O objetivo de tal compromisso é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais.
Figura 1 – ESG (Environmental, Social and Governance)
Então, se você ainda não se acostumou, nunca ouviu, se ouviu e não se interessou, saiba que tudo, tudo mesmo no universo ao seu redor será cada vez mais norteado ou terá seu compromisso implementado com parâmetros de ESG.
Será cada vez mais importante, do empresário ao cliente, ou melhor, será importante ao cidadão saber se a empresa, se o serviço, se o comércio que ele frequenta possui ações ou compromissos estabelecidos por ESG.
E aí vem, finalmente, o motivo deste texto, afinal, a importância do ESG se mostrou tão forte que o McDonald’s inaugura restaurante sustentável próximo à Avenida Paulista e assim proporciona interação de seu público e das suas ações socioambientais.
Figura 2 – Nova unidade do McDonald’s na Região da Paulista
“Esse restaurante tangibiliza e comunica a visão que conduz o nosso negócio e nossa estratégia ESG, Receita do Futuro. Nele, aplicamos tudo o que desenvolvemos nos últimos anos e agregamos inovações sustentáveis que serão referência para nós, para o setor e para os consumidores daqui adiante. Essa inauguração representa o momento mais importante do nosso histórico de expansão desde a modernização dos restaurantes”, afirma Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e no Caribe.
Estrutura feita de madeira e materiais reciclados:
Projeto com menor impacto ambiental possível:
Foco em circularidade:
Mas, não é só isso que marca o ESG dos Arcos Dorados. A parte de Governança sempre foi ajustada dentro de altos padrões éticos.
O que vemos agora é a possibilidade de enxergar claramente o ambiental e o social sendo aplicados e integrados em nosso dia a dia.
Na parte social e ambiental, temos algumas ações que podemos pontuar:
Parceria com empresa de logística para redução de emissão de carbono com utilização de frota 100% elétrica para abastecimento;
O novo restaurante fica na Avenida Bernardino de Campos, em São Paulo, a menos de quatro quilômetros do Méqui 1000, a unidade icônica na Avenida Paulista com uma decoração instagramável e focada em experiências, e do primeiro McDonald’s da companhia em São Paulo.
Como a revisão do Plano Diretor impacta na urbanização e na mobilidade de SP?
Como um Arquiteto e Urbanista, o texto substitutivo do Plano Diretor de São Paulo recém aprovado apresenta preocupações...
Inovação Imobiliária: Como o ESG e a Sustentabilidade Estão Ditando as Tendências
Nos últimos anos, estamos testemunhando um aumento significativo em práticas mais sustentáveis e responsáveis. O setor...