É incrível como as conversas surgem do nada

Kant diz que o esclarecimento é o processo de libertar-se da menoridade intelectual, usando a razão e o pensamento crítico para tomar decisões e formar opiniões, promovendo assim a liberdade e o progresso moral e intelectual na sociedade.
Esclarecer-se é, certamente, um processo individual, crítico e subjetivo, que não precisa ser e nem deve, a meu ver, solitário.
O assunto filosófico deste blog, meus amigos, começou por conta daqueles momentos que todo pai ou mãe de adolescente passa. Uma daquelas conversas super intensas, malucas que geralmente, sentados na mesa da cozinha, em 10 minutos, se fala de tudo comendo um bolo de cenoura e tomando um cafezinho.
Os temas variam, desde como estava gostosa a pizza fria que comemos assistindo à F1 no domingo de manhã, indo até o descolorir o cabelo do Miguel numa tarde de quinta-feira.
A intensidade nos olhos, a vibração e a rapidez das palavras são um espetáculo à parte.
Aí veio Kant e o seu “Esclarecimento”… confesso, difícil… A juventude dos 16 anos, cabeça fresca, HD limpinho, processador de última geração e memória DDR ou já é em Nuvem sei lá!!! Do meu lado, a experiência dos meus 53 anos com HD precisando liberar espaço, memória já nem tem mais, e o processador, vamos deixar para lá né…
O que é esclarecimento segundo Kant papai?
Eu não sei filha, o que é o esclarecimento segundo Kant?
O esclarecimento segundo Kant é a saída do homem de sua menoridade, é sair do medíocre e se propor a realmente conhecer as coisas por si só, é pensar por si mesmo. É sair da prisão que o próprio homem se coloca e ter a coragem de realmente ter sua própria razão e pensamento crítico.
Não nego! Não há nada mais empolgante e que me deixa mais feliz do que poder estar presente no desenvolvimento da minha filha, estar no dia a dia e poder conversar sobre tudo, poder participar desse ESCLARECER dela!!!
Ganhar independência intelectual, pensar por si só é um processo que começa desde muito cedo e a Isabel teve a sorte de ter na família, sempre, nos Pais, nos Avós, nos Tios, nos Primos, mas também nos amigos, uma rede de conhecimento e apoio que possibilitou uma imensa troca e propiciou o necessário desejo de caminhar livre e sair da “menoridade”.
Esse processo de esclarecimento é contínuo, ele é diário, às vezes imperceptível. Ele acontece quando você se abre ao conhecimento de forma geral, quando você considera novas perspectivas escutando ideias, opiniões, lendo, questionando e de maneira saudável promovendo o diálogo em discussões construtivas, ouvindo pontos de vista diferentes para ser capaz de aprimorar suas próprias ideias.
Ética, estudo, informação e empatia são outras ferramentas muito importantes que vamos aprimorando, vamos moldando e ao mesmo tempo vão nos moldando numa via de mão dupla que este processo, mais uma vez, individual e contínuo nos envolve.
Com o passar dos tempos, uma forma que descobri para manter a liberdade de pensamento e a capacidade de tomar decisões, informadas com base na razão e na reflexão, foi além do exercício da empatia (confesso que não é tão fácil como abdominais), dedicar-me a capacidade de estar presente em conversas que surgem do nada, aquelas que pipocam do caldeirão da vida com assuntos dos mais diversos e variados possíveis. Na roda de amigos, entre pai e filha, no escritório, com a namorada ou no supermercado com a caixa ou o empacotador. Simplesmente aquelas que brotam.
Conversas do nada trazem uma incrível energia, sinergia, fluidez que permeia o ambiente, une as pessoas e traz uma sensação de bem-estar, diria até de alegria mesmo, e que não só clareiam as linhas de pensamento, mas possibilitam, por exemplo na Jmarques, uma melhor compreensão, rapidez de raciocínio, novas perspectivas nas execuções de laudos, reuniões virtuais, processos de venda e locação.
Às vezes é impossível imaginar que falar sobre as perfeitas e deliciosas bolas de sorvete do “Bacio di Latte”, ou sobre a expansão do Shopping Center Norte em São Paulo, ou até mesmo comentar sobre questões filosóficas como: o que é o esclarecimento segundo Kant?; poderia trazer maior ou menor “esclarecimento” ao escritório, aos colaboradores, ou até mesmo à você?
O luxo destes momentos de “descontração” (conversas aleatórias), se alinha com o desejo incipiente que tenho, desde os anos da COVID, de seguir um caminho mais calmo e seguro, andando e não correndo, para ter a certeza de alcançar os objetivos traçados para o escritório, ainda que isso leve um pouco mais de tempo.
Mais que isso, essa sinergia entre os colaboradores, este entender o pensamento deles e das pessoas que nos circundam, conhecer suas nuances, trocar experiências, informações, enxergar o que cada um vê como erro e oportunidade de crescimento é uma das formas de nos orientarmos e chegar ao ponto maior que a Jmarques sempre buscou: ESCLARECER.
Esclarecer é a nossa missão!
A nuvem de palavras do nosso diálogo diário.
ISABEL RIBEIRO MARQUES
16 ANOS – ESTUDANTE ENSINO MÉDIO – 2º ANO
COLÉGIO OSWALD DE ANDRADE
Da Serra ao Pampa: Um Apelo à Ação Concreta que Deve Permanecer na Memória
Agora não é hora de brigar, agora é hora de se juntar e buscar ajuda, de resolver, de organizar as ações, de não fazer Fake...
Cidades que marcam – Joinville SC
Já são mais de 30 anos viajando pelos rincões deste país, conhecendo cidades, seu povo, e suas histórias. Alguns lugares...